NCZ de São João da Barra aguarda resultado do 2º LIRAa para intensificar ações contra arboviroses
- Conexão Sanjoanense

- 16 de mai. de 2025
- 1 min de leitura

O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra está na expectativa pelo resultado do segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado entre os dias 5 e 9 de maio. Com os dados em mãos, o órgão dará início ao planejamento das próximas ações de prevenção e combate à Dengue, Zika e Chikungunya em todo o município.
Durante o levantamento, cerca de 1.400 imóveis foram visitados pelas equipes do NCZ, que coletaram 31 amostras já encaminhadas para análise entomológica no LACEN, laboratório estadual localizado no Rio de Janeiro. O resultado será fundamental para direcionar com precisão as atividades de combate ao mosquito transmissor.
“O mapeamento dos focos vai guiar nossas ações. Por isso, é essencial que a população receba bem nossos agentes e colabore com esse trabalho contínuo”, destacou o diretor do NCZ, Matheus Moreira.
O LIRAa é um importante instrumento adotado pelo Ministério da Saúde para monitorar o risco de surtos de arboviroses, como a dengue. O ideal é que o índice de infestação predial esteja abaixo de 1%, o que representa baixo risco. No primeiro levantamento do ano, o índice foi de 1,2%, caracterizando risco médio, em função do período chuvoso que antecedeu a coleta.
Apesar do alerta, os esforços da equipe têm surtido efeito. Até o momento, o município registra apenas cinco casos confirmados de dengue em 2025. “Nossa equipe segue comprometida, com ações diárias em todas as regiões do município”, reforçou Matheus.
.png)
.png)



