São João da Barra intensifica campanha de vacinação contra a gripe para todas as idades a partir de seis meses
- Conexão Sanjoanense

- 12 de mai. de 2025
- 2 min de leitura

Mesmo após o Dia D de vacinação, realizado no último sábado (10), a procura pela vacina contra a gripe segue baixa em São João da Barra. Menos de 10% da população com mais de seis meses de idade compareceu às unidades de saúde para se imunizar, o que acende um alerta para o risco de aumento nos casos de doenças respiratórias com a chegada do inverno.
Até agora, foram aplicadas pouco mais de 3 mil doses desde o início da campanha, em 2 de abril. Na primeira fase, a vacina estava restrita aos grupos prioritários — crianças, gestantes e idosos — que somam aproximadamente 10.910 pessoas no município. Deste grupo, apenas 16,78% já receberam a dose.
Com a ampliação da vacinação para toda a população acima de seis meses, a meta cresceu: mais de 36 mil sanjoanenses estão aptos a receber a vacina. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Imunização, reforça o apelo: quem ainda não se vacinou deve procurar a unidade de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima.
Segundo o coordenador de Imunização, Paulo César Rios, a baixa cobertura preocupa.
“A gripe é uma infecção viral que pode causar complicações graves como pneumonia e até levar à morte. No frio, as pessoas tendem a se aglomerar, o que facilita a transmissão. Por isso, a vacinação é ainda mais importante neste período.”
A imunização é oferecida de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas unidades de ESF, seguindo o cronograma por localidade (confira abaixo). O objetivo é prevenir o pico de internações e reduzir a pressão sobre o sistema de saúde no outono e inverno.
A vacina continua disponível enquanto durarem os estoques. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade. Menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis. A população também deve ficar atenta aos sintomas da gripe — febre alta, dores no corpo, tosse e dificuldade para respirar — que são diferentes dos de um simples resfriado.
Locais e dias de vacinação nas unidades ESF:
ESF Atafona: segunda a sexta-feira
ESF Barcelos: segunda a sexta (tarde)
ESF Mato Escuro: segunda a sexta-feira
ESF Carrapicho: segunda a quinta-feira
ESF Palacete: segunda a quinta-feira
ESF Sede: segunda a quinta-feira
ESF Nova SJB: terça e sexta-feira
ESF Grussaí Lagoa: segunda e terça-feira
ESF Grussaí Centro: quarta e quinta-feira
ESF Açu: segunda e terça-feira
ESF Cajueiro: quarta-feira
ESF Campo de Areia: quarta-feira
.png)
.png)



